sábado, 5 de setembro de 2020

Steam Review - Fae Tactics

Fae Tactics (2020) Windows box cover art - MobyGames

 A garota que destruiu o mundo


Conheci Fae Tactics quando procurava jogos no estilo meio Pokémon.Jogos em que eu pudesse treinar criaturas e usá-las para cair na briga com outras. No vídeo em questão, Fae Tactics estava presente. Gostei bastante do que eu vi, mas ainda não tinha uma ideia fixa em comprá-lo. Então em junho, foi lançada a Demo temporária na Steam e foi onde experimentei pela primeira vez. Quem já conhece o blog sabe da experiência uma vez que já fiz post sombre a demo dele aqui. Enfim a hipocrisia data de lançamento chegou e pude adquirir o jogo.

A história parte de um ponto simples: Peony, a nossa protagonista, é uma humana que consegue manipular Mana (basicamente magia) e saiu em busca de sua mãe. Acompanhado por Chico, o cachorro e Payachin, uma Ave da raça Pio-pio, eles partem na busca. Como Peony não consegue ficar sem ajudar ninguém, ela continuamente se desvia de sua jornada, ao mesmo tempo que nem tanto. Tudo isso sendo apenas o começo de algo maior. O jogo conta com diversas histórias das regiões, algumas mais e outras menos presas a história principal.

Depois de  alguns tutoriais pequenos, o mundo vai aos poucos se expandindo, começando pela região de Doro, mais caracterizada pelos seus desertos. Cada batalha que envolve história se desenrola trazendo novos personagens, novos locais e uma dão maior profundidade ao mundo.


As batalhas são feitas em turnos e a movimentação por quadradinhos.O posicionamento correto para derrotar os inimigos sem lhes dar chance de reação, ou preparar. É tão importante saber onde colocar sua equipe já que se não prestar atenção, podem ser executados automaticamente ou prejudicados por outros elementos do mapa.

A equipe é limitada em até 6 componentes, sendo um deles obrigatoriamente Peony. Junto à ela, mais duas unidades categorizadas como líderes, que geralmente são a condição de vitória das batalhas.Derrote os líderes inimigos e vença. Claro que não é tão simples assim e aí que entra a magia do jogo: Peony invoca cópias das criaturas conhecida como Fae, mas tem seus poderes limitados pela capacidade de invocação (que pode ser aumentada no decorrer do jogo).Estas criaturas são o segundo grande componente da versatilidade do jogo.

O terceiro componente são as magias, que variam entrem suporte e dano. Cada uma tem um tempo para carregar e recarregar e apenas três podem ser usadas. É sempre bom prestar atenção nos inimigos da fase e levar unidades que te beneficiem de alguma forma contra eles. 

Você com certeza vai ter que trocar magias, Fae e Líderes , talvez até frequentemente. Isso é bem interessante, uma vez que vai forçar a experimentar com unidades que normalmente você talvez não iria, até se surpreender com a utilidade delas.


A dificuldade do jogo é bem nivelada. Enquanto batalhas menores são relativamente fáceis, batalhas contra chefes já são bem mais trabalhosas, uma vez que parte deles tem sempre uma pegadinha. Essas surpresinhas no final das contas deixava tudo mais dinâmico, fazendo repensar posicionamento e estratégias para enfrentar os desafios.

A trilha sonora desse jogo é uma maravilha.Eu posso passar dias sem nem jogar e ao mesmo tempo ter temas dele frescos em minha mente. Sam English caprichou muito , conseguindo atingir temas alegres, misteriosos e tensos. A trilha acompanha todos os momentos perfeitamente.


A história principal vai se desenrolando aos poucos, e obviamente que Peony vai estar relacionada aos eventos.Ainda assim, eu me surpreendi com o número de eventos trágicos que ocorrem na história, sendo uma das personagens que eu mais gosto aquela que mais sofre. Todos os personagens "líderes" têm um passado a vencer e cada qual com sua própria personalidade, luta para isso.

O jogo tem atualizações casuais, em  parte correções de bugs, contudo os desenvolvedores esperam adicionar mais conteúdo ao jogo, algo que aparentemente eles fizeram com seus jogos anteriores (Valdis Story e Legend of Fae). O jogo possui alta rejogabilidade também, principalmente para aqueles que buscam completar tudo, inclusive todos os finais bons.

Fae Tactics foi o primeiro jogo do ano pelo qual eu me animei e que atingiu minhas expectativas. Adorei os personagens e o mundo, Peony e seus amigos vão ficar guardadinhos na minha memória por um tempo. Já quanto ao jogo, planejo revisitar em uma dificuldade maior e quem sabe conseguir todos os finais bons. Recomendadíssimo para quem curte RPGs e jogos táticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário