Ou"Quando o passado estava por essas bandas"
When the Past was Around (WPWA, como vou chamar daqui para frente) é um jogo de puzzle que traz a história de Eda, uma jovem de vinte e poucos anos e sua relação com música e seu primeiro grande amor, O Coruja. A trama do jogo se passa durante o período de tempo em que se conheceram e conviveram, tudo bem dividido em capítulos para cada momento.
O primeiro impacto com o jogo que se tem são seus visuais. Duvido que haja alguém que não tenha tido sua atenção voltada aos visuais desse jogo no primeiro momento. Com lindas imagens bem detalhadas e feitas à mão são agradáveis de se encarar por um longo período de tempo.
Os personagens conseguem ter suas emoções bem nítidas, uma vez que não há muita animação dos movimentos.As cores utilizadas no decorrer de todo o jogo dão um toque que realça que estes momentos são apenas memórias. Eu gostaria que tivesse mais animação, mas sinceramente, não precisava
O segundo impacto é sua trilha sonora, composta por instrumentos musicais clássicos, com um foco maior no violino, já que esse é o instrumento mais utilizado pelos personagens. As músicas traduzem os sentimentos dos personagens e o significado daquela memória.
Se o visual mostra as lembranças, a música do jogo traz o sentimento por trás. Os temas de cada memória mantém um trecho que se repete por todo o jogo, usando instrumentos e tons diferentes, dando um toque de familiaridade sempre presente por toda a obra. Uma trilha sonora muito bem feita para a história e ambientação na qual se envolve.Uma combinação que se torna praticamente perfeita.
Não há dublagem e o texto é basicamente só para os menus, então a trama é contada pelos dois fatores já comentados. Enquanto a história em si não é algo inovador, a escolha da ambientação somada a uma boa execução à tornam emocionante e tocante. Pule o próximo parágrafo se quiser evitar spoilers.
A história é um drama entre os personagens, a partir das memórias de Eda. Unidos por uma melodia e uma coincidência do destino ela conhece O Coruja enquanto ele tocava em um Clínica Pediátrica.O amor foi à primeira vista e eles viverem felizes para sempre, mas o sempre as vezes acaba um pouco mais cedo e O Coruja partiu. Eda agora se prende às memórias do casal e as vivencia mais uma vez.
Fim dos spoilers
Agora para o jogo em si, é um puzzle em que você tem que descobrir objetos e senhas para prosseguir. Os desenvolvedores definem como um jogo de "objetos escondidos" mas ele não é assim 100% do tempo. Existem diversos quebra-cabeças que vão além disso. O jogo ainda tem uma lâmpada que mostra todos os objetos que dão para interagir no cenário. Isso me leva à uma questão em que eu não sei se eu sou incrivelmente sagaz, um gênio sobre este planeta..........ou se o jogo é fácil. Eu digo que é fácil mesmo.
Fácil não significa ruim , muito menos nesse caso, fora que para jogos assim chega a ser subjetivo,dependendo da experiência de cada jogador. O fato é que o jogo dá todas as dicas que você precisa, mais do que devia. A única falha que esse jogo tem é que ele não é muito longo, adoraria resolver mais problemas e ajudar Eda e O Corujácio.
When the Past Was Around foi uma experiência muito satisfatória. A história me emocionou, principalmente com uma ótima trilha sonora. Os quebra-cabeças não me frustaram e acabaram me dando uma sensação de quero mais. Uma ótima escolha pra quem gosta de algo mais relaxante e que aparenta ser feito com muito carinho.
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