domingo, 17 de janeiro de 2021

Steam Review - Evan's Remains


 

O que resta do Evan eu é que não vou te contar.


Evan's Remains é um jogo de Puzzle focado em plataformas  em ambientes de uma tela só, ou seja, o problema é resolvido sem ter que sair procurando respostas a torto e a direita. Lançado em Junho de 2020 , o que é que esse jogo traz? Confira comigo.


A história gira em torno do garoto gênio Evan, que está desaparecido há um tempo, mas quando descobrem uma mensagem dele para que uma garota chamada Dysis vá buscá-lo, a trama começa. Controlando a garota, somos jogados em uma ilha que está fora dos mapas  e é quase impossível de achar, além de ter dezenas de construções estranhas.


A apresentação do jogo acontece num cenário simples de praia após a recém-chegada de Dysis, e logo o primeiro impacto é da beleza dos sprites que compõem o aspecto gráfico do jogo. A praia é muito bem ensolarada e os reflexos na água estão muito bem feitos. No decorrer do jogo com áreas novas, esse padrão se mantém sendo um aspecto muito forte desse jogo.

A jogabilidade vem dos puzzles que resolvemos ao longo do caminho. O objetivo de todos eles é completá-los e alcançar a coluna mais alta. Começando fácil e básico mas sem nenhum tutorial pra te dizer o que fazer, basta você fazer como Dysis e se divertir com os obstáculos e resolver os enigmas. Superar cada barreira é feito de uma forma bem natural e sem nenhuma solução mirabolante.



Ainda assim o foco do jogo é em sua história, e não se preocupe pois não irei entrar em spoilers aqui. A história acontece no presente e no passado com flashbacks de personagens que não estão ligados, ou pelo menos não parecem. Enquanto eu achei a trama interessante eu tenho dois problemas com ela. O primeiro é como ela interrompe tanto a gameplay, chegava a me frustrar querendo prosseguir e os personagens constantemente me interrompendo.

O segundo ponto é de como essa história é contada. Basicamente é tudo texto atrás de texto e principalmente no fim do jogo é tudo uma grande exposição e que se fosse uma revista em quadrinhos seria um balão de texto enorme e desinteressante. O jogo se vende como inspirado em visual novels para contar sua história, mas a forma que foi feita não me agradou nem um pouco.


Julgando a história apenas pelo seu conteúdo, ela não é nada ruim. Cada personagem tem sua motivação de estar presente na trama, mas os motivos e ações não se venderam para mim. Óbvio que cada um tem sua experiência e preferência, mas pra mim esses dois pontos tornaram a minha jogada de certa forma, maçante.

Um ponto positivo são as animações dos personagens, gostaria de ver esse pessoal trabalhando em algo com mais ação, mas com certeza o pouco uso desses segmentos foi o que permitiu que estas animações tivessem  tanta qualidade.


O jogo é bem curto, entre duas e três horas de duração e isso é bom o bastante para ele. Se o jogo continuasse  muito além disso ia ter que esticar a história e elementos do jogo iam ser bastante repetitivos. É um jogo de ótima qualidade e entendo quem amou, mas não sou uma dessas pessoas. As reclamações que tenho não me permitiram apreciar como o esperado, então se você curte puzzles curtos, pode ir nesse aqui. Também não está perdendo muito se não quiser jogá-lo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário