sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Steam Review - Willy Jetman: Astromonkey's Revenge

 Recicle seu lixo.É importante e te dá armas.

Se você achava que na época da exploração espacial não existiriam trabalhos menos...glamourosos, achou errado Otávio. Willy Jetman te coloca na pele de um catador  de lixo espacial que se envolve em uma grande conspiração, com o macaco e com tudo. Cabe a Willy  explorar o planeta Gravos, enquanto explora o planeta, lida com a fauna e ambientes perigosos.

Mecânicas e Pontos Positivos

Lançado lá pelo começo do ano WJ:AR, é um jogo de exploração, mas focado em fases, que se ligam e formam um mundo só. Em teoria, você não tem que fazer backtracking, que é um termo para quando você tem que voltar em fases anteriores. Salvo alguns colecionáveis que existem para facilitar sua vida, o jogo é bastante linear.

Isso não quer dizer que o jogo é todo linear. Mesmo nas fases menores, sempre existe um desvio de rota.Na maior parte das vezes, é interessante tomar esses caminhos alternativos, leva aos tesouros e aos colecionáveis. Até mesmo novas armas começam a ser disponibilizadas se você descobrir onde está  o vale-arma, como se você tivesse ganhado na rifa.

As armas e equipamentos de Willy são fatores além de ferramentas, mas também de planejamento em como você irá encarar as fases. Se o foco é combate contra inimigos diversos, algo que atinja uma maior área é mais interessante. Se você quer partir para o combate um contra um, algo que dispare de forma mais concentrada é mais recomendado. O jogo conta com um total de 11 armas e você anda com duas de cada vez. Na minha experiência, usei 5 armas que gostei e vi utilidade, enquanto outras achei pouco interessantes ou esquisitas de usar.

A importância de escolher as armas apropriadas é que cada fase pode ser encarada como um puzzle, algo que você deve analisar  e se adaptar de acordo com os obstáculos que aparecem. Em teoria você pode usar somente duas armas até o fim do jogo, mas não aproveitar as vantagens que elas podem oferecer não é uma decisão inteligente. Mesmo que você não tenha o dom de prever o futuro, morrer nas fases te leva ao último lugar que você salvou e lá você sempre poderá mudar de armas e comprar as melhorias.

Tais melhorias que eu nunca cheguei a maximizar em nenhuma arma, não vi a  necessidade de fazer isso, se com minhas habilidades gamer (inexistentes) e as habilidades de Willy, consegui terminar o jogo sem maiores problemas. Acho isso um fator positivo, já que evita um potencial grind (quando você precisa pausar seu progresso pra adquirir recursos para poder avançar) e como eu falei anteriormente, evita um backtrack também.

O que você mais fará nesse jogo é usar sua mochila-a-jato. A exploração não seria a mesma sem ela. O primeiro motivo é que Willy anda  em uma velocidade que eu acho um pouco devagar pro tamanho das fases. O Segundo é que as fases são realmente focadas no uso dela, os obstáculos têm um foco em timing ou precisão, as vezes até os dois juntos. Coletar upgrades para seu jato também é fundamental, garantindo mais tempo no ar.

Pontos Negativos

Um dos pontos negativos, e que já mencionei, é a velocidade com que Willy se move, adoraria que ele fosse um pouco mais rápido e ágil em sua movimentação.

Algumas fases são bem maiores que outras, então é bem importante salvar. Uma pena que em algumas seções longas ou demoradas, devido ao combate com inimigos, fiquem um pouquinho irritantes  quando você morre e tem que fazer tudo devagarinho de novo. E é melhor ir com cautela mesmo, já que a pressa leva a imperfeição e mais mortes, já que Willy é um pouco frágil durante o jogo todo.

Essa fragilidade dele se mantém do começo ao fim da aventura.Um inimigo mais perigoso tira metade da vida de Willy, já chefes e lava simplesmente te matam ao toque. É melhor levar um tiro do que  encostar no inimigo.

Visual, Música e Considerações Finais

A composição das músicas é bem animada e acompanha bem o tema de aventura espacial. Apesar de poucas, contribuem o necessário para a ambientação do jogo. Os gráficos são muito agradáveis e nítidos. Nunca tive problema algum seja com cenário, inimigos projéteis nem nada.Um jogo muito competente nesses quesitos.

Willy Jetman:Astromonkey's Revenge sempre me chamou um pouco a atenção, mas só testando a Demo que eu decidi. Um jogo com exploração, mas não ha ponto de ficar perdido, um bom leque de armas e  divertido. Para quem gosta de jogos de plataforma, mas quer algo menos frenético, Willy Jetman é uma boa recomendação!




Nenhum comentário:

Postar um comentário