sábado, 23 de abril de 2016

Crash Bandicoot - Playstation 1


O famoso massacote do play1



Na época 16-bit, todo mundo tinha tara por mascote. Nenhuma empresa deixou de tentar emplacar um. A Sega emplacou o Sonic, a Nintendo já tinha o Mario, então não é surpresa quando a Sony entrou, que precisavam de algum para eles. Nada melhor que então juntar-se à Naughty Dog, criadora do conhecido Crash Bandicoot.



Nem espere um plot muito elaborado aqui, porquê nunca foi a intenção. O velho (na época já era velho) donzela em perigo e herói deve resgatar acontece novamente aqui. A diferença maior de Crash para os outros é todo mundo no seu universo, principalmente ele mesmo, ser meio biruta.


O gameplay é simples num plataforma 3D  onde normalmente nas fases, tem-se dois tipos de perspectivas. Ou da esquerda para a direita, ou de "baixo" para "cima" (em relação aos comandos do controle). Nunca o 3D completo é explorado.

Eu não joguei quase nada de PS1 na época, então só pude/posso testar jogos como esse hoje. é incrível como erro pulos em buracos sem fundo e como isso são os maiores perigos de Crash. Nenhum inimigo é mais mortal que esses pulos. Não querendo jogar a culpa no jogo, até porque eu errei uma parte sim, mas as vezes não da pra se ter noção da distancia.


Os controles mantém-se bons até hoje. Mesmo com as mecânicas do pulo serem meio duros pra mim eu sinto que meus comando são bem correspondidos. Crash não faz muita coisa, apenas pula e gira ofensivamente. Não que ele dê o dedo do meio pra ninguém enquanto gira, mas machuca seus inimigos mesmo assim.


Tanto os gráficos como trilha sonora me são bem agradáveis. Nenhuma das músicas me marcou ou algo do tipo, mas combinam muito bem com as ambientações. Normalmente estas são florestas, ruínas ou laboratórios. A maior parte do jogo é bonita, mesmo com 20 anos de idade nas costas, o que impressiona, pois muito jogo 3D dessa época envelheceu muito mal visualmente.

A vida útil do jogo se prolonga devido aos itens colecionáveis, como as pedras preciosas e algumas chaves. Para isso, é necessário passar por uma fase inteira sem morrer e destruir todas as caixas existentes. A pegadinha é que algumas pedras especiais, só podem ser obtidas la pelo fim do jogo o que faz necessário um backtracking, ou seja, voltar à fases anteriores constantemente para completar o jogo...completamente...
Perceba o sorriso meigo de alguém que vai montar em outro :3

Eu particularmente não morro de amores por Crash mas achei um bom jogo, mesmo que ainda considere ele não tão bom assim. Contudo, a influencia da época e da qualidade de jogos pro PS1 lá são diferentes do fim da própria geração. Enfim, Crash Bandicoot é um jogo que ainda vale por si só e continua bem bom.



Nervouser




Nenhum comentário:

Postar um comentário