terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Coisas que se aprendem com jogos de nave



Algumas coisas eu exagero demais.



Esse post foi uma ideia que tive naquela fatídica hora de antes de dormir, onde o cérebro vai a mil por hora. Gostei da ideia, e gostaria do feedback de vocês, pra saber se está legal o formato ou o que vier à sua mente.

O ponto é relacionar alguns conceitos dos jogos ( no caso de naves em geral) e relacionar com a vida de cada um de nozes,, de alguma forma.



1) Paciência.
Gradius III
A primeira lição, é uma das mais importantes. Todo jogo de nave, começa de um ponto que você está fraco e não vai durar muito. Contudo basta esperar e derrotar os primeiros inimigos, que em breve você estará num ponto mais satisfatório.

Todo começo, seja na escola, faculdade, hobby etc. e tal é o ponto que você tem vontade de atropelar e ir direto pro sucesso, só que, faça merda logo no começo pra ver se não vai ter uma consequência que vai ferrar com você.

2) Velocidade demais atrapalha.

R-TYPE III: THE THIRD LIGHTNING
Um dos pontos comuns em jogos de nave de scrolling horizontal, é o power-up de velocidade, que salva muito, uma vez que na maior parte desses jogos, a velocidade inicial da nave é sofrível. O problema é que obstáculos surgem e controle preciso é necessário. Um velocidade muito alta te faz bater em alguma parede,por exemplo, e leva à óbito.

Quem tem pressa come cru e tende a esquecer algo, ou não ser cuidadoso o bastante. Nisso, um erro aparece "do nada" e quebra suas pernas (não tão literalmente).
3) Arrogância te leva a erros.

S.T.G.: Strike Gunner

Então você já está muito forte, destruindo os  inimigos  normais rapidamente e sem complicações não é? Intocável, perfeito, onipotente. Nada pode te derrubar... exceto, aquela bala perdida que vem ninja e quando você percebe, é tarde demais, morreu.

Esse aqui é especial pra quem acha que chegou num ponto superior aos outros e se acha o tal. Tudo pra esse ser, ele faz perfeitamente. O intocável. Só que nesse negócio de se achar o melhor, seu ego inflado é destruído pelo menor erro possível. Normalmente esse povo fica nervoso com isso, ficam até inseguros.

4) As vezes as coisas ficam meio estranhas.
Harmful Park
Esse aqui é mais pros cute'em-ups, jogos de nave com temática mais fofa, normalmente sem uso de qualquer nave ou algo do tipo. O ponto é, que do nada da forma  mais aleatório, alguma coisa vai aparecer pra te surpreender, você goste ou não. Saber lidar com essas surpresas é o que faz o diferencial. Tem cada surpresa que é de cair o cu da bunda, seu coração bate mais forte e tudo.


5) As vezes tudo fica muito difícil.

Dodonpachi DaiouJou
Noutras vezes, não tem segredo. Vai ser difícil, estressante, aparentemente impossível e você vai querer desistir. Se você vai ou não, tenho nada a ver com isso.

Convenhamos também que nem sempre a maneira difícil será a mais recompensadora, as vezes decepciona até. O melhor é fazer do jeito certo, sem complicar desnecessariamente.


6) No fim, só você sabe se está satisfeito.

Space Invaders
Depois de todo o aperto que passou, você se sente aliviado por ter terminado, ou não. Pode ser que sinta algo mal executado ou insatisfatório, o que é normal, nem todo final é feliz, muitas vezes você só recebe um "parabéns" ou um "finalmente hein". Não se abale, não é só você que sofre com isso.

O negócio é quando satisfaz e mel delz, como é bom sentir-se realizado pelos seus feitos e sentir que se é competente, capaz de realizar qualquer trabalho hercúleo (até que venha o próximo).

7) Novos desafios aparecem o mais rápido que podem.
Zero Wing

No fim, não tem fim. Todo jogo ou atividade terminada, sempre resultará num seguinte aparecendo, se você vai prosseguir ou não, só você sabe. Ou eu quando estou fazendo um post e fico pensando no que vai ser o tema do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário