sexta-feira, 12 de junho de 2020

Steam Review - Gunhouse


Como proteger seus orfãos


Gunhouse é um jogo que mistura puzzle com tower defense que tem como sua maior promessa a longevidade do jogo, ou seja, você poderia voltar e jogá-lo para sempre. Será que isso se prova uma realidade mesmo? Confira comigo a seguir.

Eu não entraria nessas casas do fundo

Primeiramente quero falar logo da história...Ah é...não é apresentada.  Lendo apenas a página do jogo na loja, sei que tenho que defender meus órfãos de hordas de inimigos que estão por vir. Não é apresentado um motivo para que queiram levar minhas crianças. Não tenho nem como teorizar, se um chefe é um cachorro cientista, enquanto outro é o rei dos esqueletos. Boa sorte tentando ligar um no outro.

Nessa confusão toda, ficamos sem respostas. O que sabemos é que precisamos proteger os órfãos e é aqui que entra a jogabilidade. O jogo se divide em dois momentos, no primeiro é necessário conseguir a munição e preparar as armas, em seguida o combate com os inimigos começa e você escolhe com quando e quais armas ativar.

Preparação antes do ataque

Para conseguir as munições, é preciso então formar grupos de blocos da mesma cor. A partir de 4 blocos já é possível preparar um ataque. Deslizando esse bloco para a esquerda, ele vira munição para os canhões. Para a direita, vira um ataque especial, geralmente focado em dano em área. A pegadinha é o seguinte, ao invés de fazer apenas um bloco e já ativar a arma, é mais interessante acumular blocos do mesmo tipo na mesma munição. Isso vai aumentar a área e o dano de suas armas.

Para cada partida, você equipa três armas, cada qual com uma cor diferente. O jogo possui uma loja onde se pode comprar mais armas, chegando a um total de cinco cores e dez armas. As cores impedem que se usem duas das mesmas armas. Cada arma pode ser melhorada pagando uma quantia, mas o bom disso é que você pode reembolsar o dinheiro para comprar outra, caso não tenha gostado.

Comam sempre seus vegetais

Na teoria, esse sistema de várias armas parece interessante pra ficar alternando, mas na prática não tive muito interesse. Obviamente testei cada uma delas, já que algumas funcionam melhor como canhão e outras como ataque especial. O garfo tem um ataque no formato de ">", mas  só presta se o for o canhão do meio, os outros meio que perdem o tiro, enquanto seu especial é muito melhor e te protege do dano dos inimigos.O pinguim já me dá a impressão contraria, onde os tiros dos canhões perseguem e deixam os inimigos mais lentos, enquanto seu especial apenas joga bolas de neve sobre o mapa.

 Enquanto ter essas opções todas é interessante, na prática eu não via motivo pra trocar. As três armas iniciais são completamente competentes para o modo história, que apesar de continuar, finaliza na décima noite, o que resulta em cerca de 30 estágios. Como eu não fui fazer isso tudo de uma vez, não senti  que o jogo ficou maçante. Imagino que jogar por mais de 40 minutos por vez torne ele bem repetitivo, mas eu jogava geralmente pra passar o tempo ou escutando música.

A loja já mencionada

As músicas do jogo seguem um estilo de desenho animado, dando um tom lúdico pro jogo, mas não se destaca. Ainda assim, casa muito bem com o visual. Os cenários são estáticos, mudando apenas a iluminação com o horário do jogo, enquanto os inimigos são bem cartunescos cheio de idéias bobas do tipo pinguins com canhões e carros de sorvete , catapultando bolas na sua base.

O problema é que isso vai se repetindo...e não tem adição de nada novo. Esses inimigos vão se repetir ocasionalmente, assim como as fases e os chefes. A única mudança é que os inimigos vão ficar mais difíceis de matar, exigindo que você continue melhorando suas armas e proteções. fora isso, nada demais.

O ataque das caveiras que chuparam Halls

É exatamente aqui que o jogo para de se vender pra mim, ele tem um conceito aplicado, mas não cria obstáculos novos usando tais conceitos. Se torna um jogo repetitivo onde seu valor é reconhecido quando você quer passar uns 30 minutinhos e depois fazer outra coisa. Ainda assim, tive um ponto em que me diverti, quando estava aprendendo e a partir do momento que comecei a fazer os blocos de uma forma rápida, fria e calculista.

No final das contas compensou meu dinheiro, já que peguei com um descontão que saiu por menos de cinco reais, então pra quem gosta de economizar fica aí minha sugestão. Comprando ou não, suas vidas serão as mesmas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário