quarta-feira, 8 de julho de 2020

Steam Review - Siralim 3

Customização é o nome do jogo (Mentira, é Siralim 3 mesmo)

Alguma vez você, que gosta de RPG pensou “Nossa, gostaria de customizar meu grupo de mais formas” ou então “Ah que pena, acabou tão rápido e não tem mais nada o que fazer”. Eu te apresento então Siralim 3, o jogo que só acaba quando você quiser. Sério, este é um dos pontos principais que o jogo usa para se vender.

Siralim 3 faz isso de uma forma bastante criativa. Cada criatura tem uma habilidade diferente das outras, mesmo dentro de sua própria raça. Um Unicórnio vai ter habilidades diferentes de um Anjo, ao mesmo tempo em que sua habilidade pode ser similar às dos outros unicórnios. Uma espécie comumente tem habilidades entre si que são similares, mas nunca iguais.

Uma pequena amostra do castelo. A câmera está nesse zoom por preferência minha.

Cada criatura pode ter algum equipamento, que aumenta seus atributos como ataque, defesa por exemplo. Cada artefato, como são chamados os equipamentos, tem um espaço para colocar outra habilidade, que não seja a mesma da criatura em questão. No final das contas, você pode montar um time com pelo menos 12 habilidades que se complementem. Montar um bom time é crucial para o avanço. No começo do jogo não se tem tanta opção, mas aos poucos vão se abrindo as portas.

A melhor forma de ter mais tipos de criaturas à sua disposição é por meio do sistema de breeding do jogo, basicamente, cruzar monstros para que o resultado seja um tipo desconhecido. O jogo conta com uma extensa lista de  combinações, mas como são liberadas aos poucos, a tentativa e erro também é uma boa opção ou melhor, seria...

Assim são realizadas as invocações.

Seria... se não fossem os recursos escassos nessa parte do jogo. Cada invocação de criatura custa 1000 de 2 recursos, mas juntar esse tanto no começo para talvez criar algo novo não é nada interessante. 

A capacidade de criar times totalmente diferentes só é ofuscada por algumas  composições serem completamente superiores à maioria. Uma vez descobertas, essas equipes são capazes de aniquilar a maior parte do conteúdo do jogo. Recomendo bastante pesquisar o mínimo possível, para tirar dúvidas sobre o jogo. Não acho que você vai precisar disso, uma vez que a biblioteca dentro do castelo, seu quartel-general, explica todos os termos e elementos necessários para se entender o jogo. Disponível a qualquer momento, acho até melhor em ser tudo centralizado assim enquanto outros RPGs não explicam ou deixam para os NPCs explicarem.



O jogo tem uma divisão clara entre o modo história e seu pós-game, que é o que acontece após o modo história. Antes de tudo, o ponto em comum entre eles é o avanço pelos domínios dos deuses de Rodia, nome do mundo em que ocorrem os eventos. A história é simples e traz o Rei ou Rainha de Nex (Também conhecido por você), contra a invasão do exército de Siralim. O resto da história é bem simples, o importante é que nesta fase do jogo o ambiente é mais controlado. Como assim? Lá vai.

Cada mapa que você visita é um Realm, um domínio de um deus, e todos são numerados, começando no 1, que significa primeiro andar. No modo história, esses andares são semifixos. Sempre pertencerão ao mesmo deus em todas as jogadas, mas seu layout será diferente. Nunca um andar será igual ao outro, já que são gerados proceduralmente, basicamente um aleatório controlado pra garantir que o jogo funcione apropriadamente. Uma vez finalizada a história, todo domínio será de um deus aleatório.



No pós-game é onde  rola um problema meu...Eu fico perdido, tentando decidir o que eu vou fazer. Eu sinto falta de um direcionamento mais rígido, mas não é como se já não restasse nada para fazer no jogo. Nada disso, não chegou nem na metade. Diversas criaturas que você nem imagina, melhorias no castelo e até mesmo missões para itens raros, na forma de profecias. Conteúdo não falta em Siralim 3 e o jogador decide o que é o bastante.

Eu poderia ficar aqui  detalhando tudo que é possível fazer, mas demoraria muito. Então vou falar apenas das lutas na taverna, que é o modo “pvp” do jogo. Você usa seu time e seleciona algum outro jogador e lutam. Simples né? Bastante, mas elas não são interessantes, pelos poucos pontos que dão, além de ter 10 criaturas únicas, cada qual custando 5000 pontos, sendo que em média você ganha 100 por vitória. Felizmente, parece que esse modo não mais retornará devido o intenso feedback negativo da comunidade.

Como realizar cruzamentos.

Creio eu que outro ponto negativo, aos olhos de um possível comprador sejam os gráficos. Um jogo fora dos holofotes como Siralim 3 não pode se dar ao luxo de ter animações para cada criatura existente. Não espere que os monstros façam poses de vitória ou algo do tipo, afinal são praticamente 800 criaturas diferentes. Ao mesmo tempo, todas as criaturas tem uma animação fora de batalha, andando junto com você, graças ao visual simplificado.

O sacrifício dos gráficos se paga com a jogabilidade? Sim. No básico de qualquer RPG  2D, o movimento é simples nos quatro sentidos principais. O diferencial aqui são as opções de qualidade de vida que o jogo oferece. No tutorial, o personagem do jogador anda bem devagar em um ambiente pequeno. Assim que esse segmento termina. A opção de acelerar sua velocidade para 4 vezes o valor normal pode ser habilitada. Faz uma tremenda diferença ao explorar os domínios.

A tela de combate.99,9% das lutas são 6v6


Existem ainda outras opções tão importantes quanto. O modo turbo te permite acelerar as batalhas, segurando apenas um botão e ainda pular animações( sim isso se torna muito necessário). Esconder textos de aumento ou redução dos atributos também é crucial, eu mesmo já fiquei cerca de 2 minutos esperando tudo acontecer.

Acho o mais importante de tudo, ter consciência que Siralim 3 é um jogo realmente longo e isso pode afastar as pessoas. Ao mesmo tempo, é um jogo que você pode pegar e passar 30 minutinhos jogando, inclusive no celular. Em aspectos técnicos como gráficos e trilha sonora, esta cumpre seu papel mas depois de 20 horas, já é melhor ir ouvir as musicas que você gosta mesmo. O ponto mais fraco é a história, genérica servindo apenas  para liberar algumas melhorias do castelo, o que são basicamente as mecânicas do jogo.

Um exemplo de como funciona a navegação nos domínios

Siralim 3 foi uma das melhores experiências com RPG que eu tive, e atendeu bastante minhas necessidades. Tive alguma experiência prévia com o primeiro jogo da franquia, mas logo comprei a versão mais nova. Por 28 reais, valeu cada centavo, e me deixa ainda mais animado para o lançamento de Siralim Ultimate, lá pro fim do ano.



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