segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Steam Review - Smart Moves


 Seja esperto e manipule seus oponentes


Smart Moves já explica de forma bem direta o que o jogo vai exigir de você, movimentos inteligentes.O jogo se trata de um puzzle em que seu objetivo é coletar todos os tesouros da fase e contornando todos os obstáculos que aparecerem em seu caminho.

O jogo se resume a  movimentar nosso cavaleiro (ele não tem nome então vou chamar de Jorgin) e enfrentar os inimigos que aparecem para te atrapalhar. A pegadinha é que Jorgin só ataca se o inimigo estiver em um quadrado ao lado, sem contar diagonal. Essa pequena pegadinha é algo que você tem que se acostumar o jogo todo.


Cada movimentação de Jorgin, inclusive atacar e abrir baús, conta como um turno e a cada turno os inimigos tentam se aproximar de você. é bem comum de eles chegarem numa distância que seu próximo movimento resultará em fracasso, então é bom prestar atenção.

Como o jogo se comporta nestas 56 fases se baseando apenas em um conceito tão simples? Até que muito bem. O primeiro grupo de fases traz o papel de explicar as mecânicas básicas e oferecer desafios simples, mas com dificuldade o suficiente para acostumar com o jogo. Um ponto interessante é que todas as fases têm uma pequena dica do que fazer para vencer, uma pequena frase mas que ajuda bastante em certas situações.

A curva de dificuldade do jogo vai sempre resetando um pouco, a cada nova área (são um total de 8 áreas com 8 fases cada). As primeiras buscam trazer um elemento novo em um ambiente menos intimidador, para mais pra frente botar o jogador pra se virar para resolver a fase.

A variação do jogo vem de novos obstáculos e inimigos. No começo, apenas cobras entram no seu caminho, mas depois vão sendo adicionadas aranhas, gladiadores, bruxas e etc.. A interação destes obstáculos, somados à um layout que pode te ajudar, ou te ferrar.

O jogo oferece também uma forma  não muito linear de escolher as áreas, mas no final você vai chegar no mesmo ponto e terminar todas então não tem tanta diferença assim, mas é útil quando se sentir travado em uma fase e querer prosseguir em outras.

O visual é bem simples, mas é competente, já a trilha sonora é bem esquecível, ou seja, pode ir ouvir suas músicas no spotify enquanto joga tranquilamente.O engraçado, é que a trilha sonora segue como se fosse num álbum, indo de uma música para a seguinte, mesmo que seja nas mesmas fases. Não acho que seja intencional mas sinceramente tanto faz.



O jogo peca muito numa apresentação, não tem nenhuma historinha introdutória, por mais boba ou repetida que seja, e quando eu terminei todas as fases também não tinha um final. Sequer contou como eu tivesse terminado tudo...

Smart Moves no fim das contas, é um competente jogo de quebra-cabeça em turnos. Não é algo único, mas para quem gosta do gênero, pode dar sim uma boa descontração. Por um preço de 10 reais, ou 4 na promoção, fica ao seu critério comprar. Nem recomendo, mas também não é um completo erro comprá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário