segunda-feira, 26 de julho de 2021

Steam Review - Nova Drfit


Asteroides usando Esteróides


Para começo de conversa, me foi fornecida uma cópia para fins de review desse jogo, então estou avisando como uma boa prática de análises, sempre que isso ocorrer irei deixar claro para vocês. É uma forma de expor bem para que não haja conflito de interesses .

Nova Drift é um jogo em Acesso Antecipado lançado pela Pixeljam e produzido pela Chimeric. A base do jogo é simples, a junção do estilo Roguelite com um Shooter inspirado em Asteroids e uma leve pitada de RPG e voilá, está feito o jogo.




A ideia aqui é que partindo do zero, você pode  modificar sua nave de formas a combater os mais diversos tipos de inimigos e com uma gama de armas e power-ups para criar algo diferenciado à cada jogada. Como isso aconteceu na minha experiência? Simbora.

Como o jogo ainda se encontra em Acesso Antecipado, o modo história ainda não foi adicionado, o que temos é o modo infinito, ou seja você vai até onde conseguir sobreviver. Melhor que uma história incompleta para falar a verdade, permite que você explore as  combinações do jogo.

Essas combinações vão surgindo a partir dos 3 upgrades básicos do jogo. Para conseguir fazer um upgrade, basta coletar as bolinhas de energia que alguns inimigos deixam quando são derrotados e ao coletar um número suficiente, você ganha um nível. Nos primeiros três níveis você escolhe um dos básicos.




Primeiro são as armas, que variam de pulsos eletromagnéticos a uma infinidade de mísseis, além de granadas. Existe uma boa variação aqui e elas são bastante distintas entre si. Cada jogador vai ter suas preferidas e suas rejeitadas aqui tranquilamente. 

O mesmo vale para os escudos, que vem logo em seguida como escolha. esses escudos tem propriedades em área, podendo ter aspectos mais ofensivos ou negativos. Mais importante ainda é que eles são a proteção para sua barra de energia, seu casco. O escudo sempre será sacrificado antes de sua nave tomar um dano real e serão recarregados após um temo sem danos. 




O Terceiro é a estrutura, basicamente o modelo da nave. Sua nave pode ser uma "cobra" com vários segmentos ou uma colméia que lança drones constantemente. A estrutura irá alterar toda a jogabilidade então é bom sempre estar atento e ter paciência para aprender como evoluir sua nave de forma que beneficie.

Se esses são o núcleo de como sua nave funcionará, o jogo ainda traz diversos upgrades mais genéricos,que aumentam a regeneração do escudo ou deixam o tiro mais forte por exemplo. Tantos power-ups assim fornecem ao jogador  um grande leque de escolhas. 




O que também traz um ponto negativo de que escolhas demais causam um efeito de confusão ao jogador. O jogo, com português-brasileiro, explica ao máximo o que cada um faz, mas a experiência do jogador será o fundamental para as escolhas feitas no futuro. Geralmente, cada escolha libera  outras por consequência, assim o jogador pode escolher um caminho para o fortalecimento de sua nave.

Eu tenho um problema pois acabo focando sempre em escolhas ofensivas e eu acabo tendendo para isso. O mais importante é criar uma sinergia entre os power-ups e não é tão difícil assim quando você libera os re-rolls  que permitem você sortear novamente as opções e torcer para que venha algo que queira. Essas alterações dão uma segurada na aleatoriedade que o jogo fornece nesse quesito.

Deixando a teoria de lado, a gameplay do jogo é super agradável. Usando os gatilhos do joystick para propulsão e tiro e o direcional para a mira, o jogo permite uma posição confortável para as mãos do jogador.

O jogo não possui paredes que prendam o jogador na tela. Ao contrário existe incentivo para que você saia da tela. Isso por quê você reaparecerá do lado contrário da tela. uma ótima forma de figa para quando estiver encurralado. O tiro dos inimigos não entram no loop, mas é bom lembrar que os seus também não vão.

As hordas inimigas tem sua dificuldade crescente durante o jogo todo. Cada onda de inimigos vai se tornando mais difícil de lidar. Ainda existem os chefes, fixos em uma onda, como a 20 ou a 40, que são um bom momento para saber se sua nave está forte ou não. Alguns chefes acabam aparecendo memso quando não é a vez deles mais pra frente, cabe ao jogador ser bom o bastante e construir sua nave boa o bastante para lidar.




A tela do jogo tem um cenário que lentamente vai mudando com planetas e junto a isso aparecerão obstáculos. Por enquanto só a três: Asteróides, Cometas e Mini-buracos negros. Esses aparecem por acaso e podem te ajudar e te ferrar. a natureza não conhece limites.

O jogo é bastante agradável visualmente, os inimigos e o jogador tem cores bem definidas então não vai haver confusão de projéteis com base na cor. E também é bonito, mesmo que seja simples. Cada nave é única se comparada as outras então o nível de detalhe é bastante respeitável. A trilha sonora é boa também mas não marcou muito. Jogos com bastante rejogabilidade eu acabo indo escutar alguma música que eu queira no lugar.

O maior fator diversão do jogo é quando você consegue obliterar os inimigos sem dó. Meu combo preferido foi o de mísseis com a estrutura de ficar invisível, quando tinha poder suficiente, tudo que estava na tela sumia. Ainda continuo testando outras combinações, mas sempre acabo voltando pra essa por ser o meu mais divertido. 




O jogo ainda não está muito perto de ser lançado na versão completa, o último update foi o 0.30 então até chegar ao 1.0 vai demorar um pouco. Não há desânimo aqui já que o que existe no jogo tem bastante conteúdo, no momento dessa reviews estou com 8 horas, mas dá para fazer umas 15 horas tranquilamente.

Por último, ressaltando a tradução para português-brasileiro está bem agradável e nenhum problema que eu tenha notado ou me atrapalhado ao jogar. Se a barreira da língua estrangeira é grande para você, pode ficar tranquilo. Também tem bastante customização nos menus inclusive reduzindo efeitos de cores muito fortes, para quem tem sensibilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário