E aí povo dos confins da internet, cá está o blog de volta junto ao seu canal irmão o DogmanDescoleirado. Resolvi que finalmente era hora de eu voltar a escrever sobre jogos porque eu estava com uma saudade da porra. Então porquê não começar com um dos jogos que me trazem memorias da infância jogando na locadora?
Sim, vou começar direto pelo SuperBomberman4, e mesmo tendo outros quatro jogos da franquia no mesmo estilo acho que esse é o mais importante pra mim. Primeiro vamos falar do modo de 1 jogador, com um modo história separado em 5 mundos, que são tratados de forma linear, cada mundo com suas 8 fases.
Cada um destes mundos busca ter uma característica própria mas que não parecem estar em um conjunto comum. O primeiro é um mundo com dinossauros, que depois se transiciona com uma batalha contra homens das cavernas que são produzidos em massas a la ataque dos clones, os objetos destruíves (destrutiveis?Explositiveis?) são crânios de dinossauros que abrem sua mandíbula, sugerindo que na pré-história, o uso da necromancia se tornava útil em festivais do ritmo rock n roll, famoso na época da pedra lascada.
Após destruir os homo topzeras o embate contra Hammer Bomber começa, um dos quatro Reis Bombas, responsáveis pelo sofrimento dos nossos protagonistas. Hammer bomber usa uma bola com espinhos numa corrente então se alguem quiser ir corrigi-lo por favor faça. Com a derrota deste rapaz, somos levados ao boss grandão, Dogun. Calma, não é um cachorro com armas, e sim um mosntro de argila que solta fogo quando toma umas bombadas e o fogo CORRE em direção as bombas, explodindo elas ao contato então cuidado.
O segundo mundo vai para uma espécie de castelo japonês baseado nos karakuri, que são bonecos que funcionam a base de relogio mecânicos e você precisa dar corda pras realizarem os movimentos deles, quem quiser pesquisa aí. Nesse castelo temos primeiramente ninjas, um tipo por fase cada um com técnicas misticas além da compreensão. Os primeiro transformam-se em bombas e explodem, ficando invulneráveis aos nossos ataques. Os verdes usam de suas shuriken, mas apenas os de cor azul podem PULAR, certamente os mais avançados. Ao contrário do mundo passado, não há mudança de tema e os inimigos variam de toco de bambu míssil , bonecos Daruma de corda, o clássico polvo hentai que sempre traz aquelas piadas novas e originais sobre o assunto e por último, o ser mais conhecido do Japão, a ameba gigante proliferadora da praga.
O primeiro chefe se trata do Jet Bomber, o bombadeio a jato que ao contrário do seu colega, tem um nome que faz sentido e um ataque que cruza todo o campo de batalha com sangue nos olhos e fogo no rabo. Com a derrota iminente deste vilão nefasto, somos levados ao chefe grande, Machinder, o Tinder na velocidade do som, swiping left. Ele é uma espécie de shogun robô com canhões nos braços, que tenta empurrar bombas até você e fica zanzando de um lado pra outro.Cansadíssimo.
O mundo 3 traz uma versão mais urbana com neon e com inimigos sensiveis a uma espécie de sirene que diexa os inimigos ligadões no 220V, aumentando sua velocidade. Os pontos altos deste mundo são as galinhas verdes que destroem todos os blocos com sua habilidade especial (falo delas mais pra frente) e os ursinhos carinhosos que destroem suas bombas e transformam em itens, uma ótima fase pra recuperar a maioria dos upgrades que perdeu. A chefe pequena desta área é uma mulher (:O ) chamada de Lady Bomber ( não pode ser :O) . Antes que você pense que o poder dela é atirar mulheres em você ou algo do tipo, ela tem esse nome porque na verdade é uma personagem feminina e seu ataque se trata do uso de drones, que se unem e disparam um laser do tamanho de um grão de arroz e a velocidade de uma lesma e meia. A derrota dela nos leva ao Rockteer Joe, também conhecido como João Fogueteiro, capaz de atirar misseis ao acaso com uma grande explosão, ou nuvens de gas venenoso, que mais parecem ovelhinhas, que expandem o raio de explosões, podendo causar autoassassinato.
O mundo 4 ja entra sugerindo algo mais misturado com algumas plantas e cabos com seu tema, talvez seja uma floresta mecânica ou algo do tipo. As fases tem uma complicação de que algumas areas ficam bloqueadas por alguns instantes e assim ficam enrolando o tempo, não muito divertido nem interessante. O chefe menor é o Bazooka bomber, que na verdade usa um canhão mas eu ja desisti de comentar os nomes desse povo, Canhão Bomber quando atira, dá um 360 loco antes de disparar, assim aumenta seus style points (não, não é uma mecânica do jogo). O chefe grandão é o Centibeetle, mas que podia ser só centopeia mesmo porquê não vejo nada de besouro nela. Te persegue em forma de centopeia, cuspindo teias e tentando te atropelar, depois se transforma e sai girando tentando te atropelar e jogando suas bomba pra tudo que é canto.
O quinto mundo eu vou comentar com um termo apenas: BossRush, que significa enfrentar uma série de chefes em seguida, geralmente são repetidos ou repetidos com alguma diferença, mas aqui so são repetidos mesmo, com padrões repetidos, ataques repetidos e nomes errados repetidos. Nesse mundo somos apresentados ao quinto dos quatro Reis Bombantes, seu líder, Great Bomber, que vou chamar de grão-bombão,que traz consigo a capacidade de ficar imune a ataques por certo período, e com sua derrota enfretamos o chefe final e fim.
O modo história de bomberman sempre foi ofuscado pelo seu modo de multi jogadores. Se no primeiro você podia chamar um colega e seguir até o fim, no outro você pode competir com seus bróderes e manas pelo prazer de estar no topo e se consagrar superior. No maior estilo battle royale antes do battle royale, o jogo oferece um formato onde todos estão contra todos ou em 2 times separados. O jogo conta com 10 fases pra este modo e cada uma destas possuem 4 variações, mas que as outras três devem ser ativadas por meio de password.
No modo multi jogador podemos até mesmo usar os chefes deste jogo, junto a suas habilidades especiais, sendo que Jet,Bazooka e Great, ficam enfraquecidos ao usar as suas. Também é possível customizar a partida, sejam os itens ou na dificuldade da CPU, número de rounds e etc.
Os itens encontrados em ambos os modos tratam geralmente de melhorias básicas, como mais bombas e mais poder de fogo, outros fazem sua bomba perfurar blocos e uma espécie de sobrevida, te salvando dos apuros. Junto a estes itens, temos os ovos, orgânicos e mecânicos, que se transformam em bichinhos e maquinas respectivamente. A maioria tem efeito similar aos itens enquanto alguns são únicos, como a galinha verde ou o que eu conheço por Soneca, que atira notas musicais e faz o inimigo dormir, dando tempo bastante para que ele seja explodido.
O visual acompanhou a mudança que o Super bomberman 3 trouxe ao console, ja que no 1 e no 2 tinha um visual meio metido a algo mais 3d com um aspecto mais robótico, sendo que essa identididade foi mudada para uma versão mais bonitinha nos jogos seguintes. Essa alteração serviu como prosseguimento da franquia que já havia lançado dois jogos para o videogame turbografx/PC-engine, de onde vieram parte dos gráficos e das músicas dos jogos, inclusive deste.As músicas inclusive, são as mesmas dos Bomberman 93 e 94 destes outros consoles, mas que com o chip de som do SNES ficam bem melhores se comparadas.
A experiência com bomberman se divide em dois momentos, o modo historia que serve como uma introdução, um aprendizado de como você atua nos ambientes de acordo com seus itens e que de certa forma, te treina para o ponto principal, que são as batalhas multiplayer, podendo botar até 5 pessoas em tela ao mesmo tempo e competindo. A qualidade da franquia estava em seu ápice da era 16-bit, tanto nesse , como no seu sucessor e antecessor, então se gostou, vai na fé.
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